quinta-feira, 17 de março de 2011

NA CMSR: GASTOS COM COMISSÕES CRESCEM E SOMEM OUTROS GASTOS

Em acompanhamento feito pelo OOPPS – Observatório do Orçamento e de Políticas Públicas de Santa Rita, nos gastos efetuados pela casa legislativa da cidade de Santa Rita – PB, encontramos diversos pagamentos que nos deixaram intrigados com o tipo de despesa e o montante gasto com aquela despesa.


Os gastos efetuados no exercício de 2010 que já foi divulgado pelo OOPPS totalizaram R$ 3.058.588,00, ou seja, para ficar bem claro e perceptível por parte do cidadão contribuinte, em média os santa ritenses gastaram MENSALMENTE com a Câmara de Santa Rita a quantia de R$ 254.882,33, portanto, em termos comparativos, gastamos por mês para manter nossos Vereadores o mesmo que gastaríamos para comprar 10 carros populares de R$ 25.000,00 cada, ou 1 apartamento em um prédio de luxo na Avenida Cabo Branco.

Seguindo o mesmo raciocínio de analisar o gasto médio mensal, a seguir demonstraremos como foi efetuado os gastos médios da Câmara Municipal de Santa Rita, classificados por tipo de despesa:
Tipo de despesa
Valor (R$)


Média mensal
pago
Pago 

Equipamentos e Material Permanente
      10.927,50
             910,63
Material de Consumo
      49.045,58
          4.087,13
Obrigações Patronais
    507.038,30
        42.253,19
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física
      68.024,92
          5.668,74
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica
    188.256,86
        15.688,07
Serviços de Consultoria
    114.000,00
          9.500,00
Vencimentos e Vantagens Fixas - Pessoal Civil
 2.121.294,84
      176.774,57
TOTAL - Jan a Dez 2010
 3.058.588,00
    254.882,33

De acordo com o Tribunal de contas, através do Sagres on line, especificaremos como foi gasto por cada tipo de despesa, capturados dos empenhos neste site disponibilizados:
·         Equipamentos e material permanente: Aquisição de 1 computador, 1 câmera digital sony w 180, 5 aparelhos telefônicos, 3 ventiladores, 1 TV  LCD 40", 1 liquidificador, 1 forno microondas; 1 cafeteira; 1 bebedouro e 1 TV  LCD 32" conforme documentos anexo.
·         Material de consumo: Aquisição de material de escritório, material de expediente, material de limpeza e alimentação com os servidores.
·         Obrigações Patronais: INSS parte patronal (parcelado) que não foi pago em gestões anteriores, INSS da competência da atual gestão.
·         Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Física: Sonorização, manutenção nos computadores, locação dos veículos – Corsa MOO 6487, Ford KA MOC 7341, corsa Cedan MOH 6397, Celta MNM 9576 e Vectra NPR 9344 durante o ano de 2010, serviços de manutenção e limpeza de ar condicionado, transporte de funcionários, manutenção de rede elétrica, locação de Telão para seção itinerante.
·         Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica: Locação de softwarwe de adm. pública, energia elétrica, Telefone 3229-3636, água e esgotos, tarifas bancárias, divulgação de material de utilidade publica, multa de pagamento em atraso, recarga de cartucho de impressora, alimentação de servidores, locação de máquina fotocopiadora, publicidade e propaganda.
·         Serviços de Consultoria: Contábil e jurídica
·         Vencimentos e Vantagens Fixas - Pessoal Civil: Folha de pagamento de Vereadores (11), funcionário estatutário (apenas 1) e de 106 comissionados.

O que mais nos causou espanto foi que em Janeiro de 2011, todas essas despesas sumiram, ficaram apenas os gastos a seguir:

1.
Folha de pagamento de ( ? )Comissionados
R$
126.580,00
* não divulgado o n°
2.
Folha de pagamento de (11) Vereadores
R$
62.112,00

3.
Folha de pagamento de (01) Estatutário
R$
1.560,00

4.
Portal na internet da Câmara
R$
5.000,00

5.
Consultoria jurídica
R$
5.000,00

6.
Consultoria contábil
R$
4.500,00

7.
Energia Elétrica
R$
496,62

8.
Água e esgotos
R$
72,56

9.
Despesas Bancárias (CEF)
R$
17,85


Total
R$
211.339,03


Como já deve ter sido observado pelo leitor, não apenas as despesas sumiram, como também o gasto com os comissionados aumentaram significativamente,  em  dezembro de 2010 foi gasto R$ 99.150,00 e esse gasto passou para R$ 126.580,00 em Janeiro de 2011, ou seja, aumentou a despesa com comissionados em R$ 27.430,00.

As perguntas que ficam em nossas mentes é:

A.    Foram contratados mais comissionados?
B.     Se foi, porque não foi disponibilizado no Sagres on line o numero do mês de janeiro de 2011.
C.     As despesas corriqueiras de outros meses porque sumiram?
D.    Não teve mais despesas de publicidade? que era de R$ 8.500,00 mensais
E.     E despesas com locação de carro? Sonorização? Material de escritório, expediente e limpeza? O INSS não foi pago? Não foi comprado mais nenhum TC LCD?  

Não querendo ser repetitivo, mas

Matemática e números à parte, com tanto desperdício de dinheiro, o povo de Santa Rita continua recebendo por parte de quem deveria fiscalizar nossas contas o mesmo tratamento e atenção dispensada aos Asnos.

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