sexta-feira, 11 de março de 2011

Suécia o Pais dos políticos “SEM“ mordomia

A Suécia ainda é uma monarquia, mas o Rei já perdeu todos os poderes, quem decide os rumos do País é a classe política, que não tem direito a luxo nem privilégios.

Deputados federais na Suécia vivem em apartamentos funcionais simples de 40 m², um único cômodo serve de sala e quarto de dormir, é espaço suficiente para os parlamentares viverem na capital durante a semana, nenhum desses apartamentos tem maquinas de lavar roupas, a lavanderia é comunitária e os deputados precisam marcar hora na agenda pra lavar a roupa suja.

Alguns deputados têm ainda menos espaço, 18 m², onde até a cozinha é comunitária, não há empregados e as regras são rígidas, deixar tudo limpo depois de usar.

Até a década de 90, apartamentos funcionais nem existiam na Suécia, os parlamentares dormiam em sofás cama no próprio parlamento, o gabinete dos deputados tem 18m² e não tem secretárias nem assessor particular. Os deputados também não têm direito a carro com motorista.

Em entrevista feita com um cidadão o mesmo respondeu “sou eu que pago os políticos, não vejo razão nenhuma, para que o dinheiro do contribuinte seja usado para dar a eles uma vida de mordomias”.

A residência oficial do primeiro ministro tem 300 m², mas não há empregados para cuidar das tarefas domésticas. O próprio primeiro ministro engoma suas camisas e lava a roupa e tem como tarefa preferida “ARRUMAR A CASA”.

Que bom que os parlamentares brasileiros seguissem o exemplo dos Suecos, ou melhor, que bom que os Brasileiros tivessem o mesmo senso político que os Suecos.

Como um dia disse o grande compositor e cantor Raul Seixas: 


“Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário